quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nova pirâmide alimentar




O Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard acaba de propor uma nova pirâmide alimentar, apresentando a figura de um prato que mostra as quantidades aconselháveis de cada grupo alimentar e incluindo exercício físico na rotina (que está em vermelho). Vegetais e frutas estão representados pela cor verde; grãos integrais pela cor marrom e proteínas magras (como peixes e carnes sem gordura) pela cor laranja.
Além disso, a pirâmide difere de alguns pontos do guia alimentar My Plate, sugerido pelo departamento da agricultura norte-americano e que virou um ícone de boa alimentação com participação ativa da primeira dama, Michelle Obama. Os especialistas de Harvard dizem que esta nova sugestão “é baseada em investigação mais atual, sem interesses da indústria nem pressões políticas e, para além disso, dá recomendações mais específicas e precisas”. Uma das mudanças é a prática de exercícios físicos, que não consta no My Plate. Também os laticínios, em azul no My Plate, foram substituídos por água, chá ou café na nova proposta. Clique no Leia Mais e veja mais detalhes.

  • preencher metade do seu prato com vegetais e frutas. Quanto mais cor, mais variedade sobre esta parte do prato, melhor. Batatas e batatas fritas não contam como vegetais na Prato de Alimentação Saudável, porque eles são ricos em amido de fast-digeridos (carboidratos), que tem o efeito montanha-russa mesmo em açúcar no sangue e insulina como o pão branco e doces. Estes surtos, a curto prazo, pode levar à fome e comer demais, e a longo prazo, podem levar ao ganho de peso, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.
  • Salvar um quarto do seu prato para grãos inteiros, e não apenas qualquer grãos: Whole grãos-trigo integral, arroz integral, e os alimentos feitos com eles, como trigo integral massas-tem um suave efeito sobre o açúcar no sangue e insulina do que o pão branco, branco arroz, e outros chamados “grãos refinados.” É por isso que a prato diz Alimentação Saudável para escolher grãos inteiros ( integrais) os menos processados, melhor e limite o consumo de grãos refinados.
  • Coloque uma fonte saudável de proteínas em um quarto do seu prato: Escolha peixe, frango, feijão ou nozes, uma vez que estes contêm nutrientes benéficos, como os ácidos graxos ômega 3 em peixes, e fibras nos feijões. Um ovo por dia é bom para a maioria das pessoas, (pessoas com diabetes devem limitar seu consumo de ovos a três gemas por semana , mas as claras vão muito bem). Limite o consumo de carne bovina, carne de porco, cordeiro e carnes processadas e evitar-bacon, carnes frias, cachorros quentes, e assim por diante-pois ao longo do tempo, regularmente comer mesmo em pequenas quantidades destes alimentos aumenta -se o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 , cólon e câncer.
  • Use óleos vegetais saudáveis. A garrafa de vidro do Prato Alimentação Saudável é um lembrete para usar óleos vegetais saudáveis, como azeite, canola, soja, milho, girassol, amendoim, e outros, na culinária, em saladas, e à mesa. Limite a manteiga, e evitar as gorduras trans não saudáveis ​​a partir de óleos parcialmente hidrogenados.
  • Beber água, café ou chá. No Prato da Alimentação Saudável, completar a sua refeição com um copo de água, ou se quiser, uma xícara de chá ou café (com pouco açúcar ou não). Limite o consumo de leite e produtos lácteos para 1-2 porções por dia, já que o consumo elevado estão associados com risco aumentado de câncer de próstata e, possivelmente, câncer de ovário. Limite o consumo de suco para um copo pequeno por dia, já que é tão rico em açúcar, como refrigerantes açucarados. Limite bebidas açucaradas, uma vez que fornecem muitas calorias e praticamente sem outros nutrientes. E ao longo do tempo, beber bebidas açucaradas pode levar ao ganho de peso, aumentar o risco de diabetes tipo 2, e possivelmente aumentar o risco de doença cardíaca.
  • Mantenha-se ativo.A pequena figura vermelha que atravessa o My plate é um lembrete de que permanecer ativo é a metade do segredo do controle de peso. A outra metade é ter uma dieta saudável com porções modestas que atendam suas necessidades energéticas.


O novo guia de alimentação aventa ser mais informativo e intuitivo do que o modelo piramidal, já que as proporções dos alimentos a ingerir são mais explícitas. A proposta é encher metade do prato com fruta e legumes, um dos quartos restantes é para cereais e o outro é reservado a proteínas (recomendando peixe, aves, feijão e nozes), mas inclui ainda óleos vegetais e um copo de água, que pode também ser substituído por uma chávena de café ou chá (limitando para crianças), sumos e alerta para não exagerar no leite.
Quanto a óleos, o esquema em forma de prato refere o azeite e outros óleos vegetais, mas avisa para limitar gorduras como a manteiga. Esta nova pequena roda dos alimentos inclui ainda o exercício físico, um sector que até agora nunca tinha sido abordado. A sugestão principal deste esquema alimentar é ter um “prato colorido” e variado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário