quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012





HIDRATAÇÃO!!

O principal objetivo é fornecer informações simples e práticas para o seu dia a dia, lembrando que não se trata de uma “receita de bolo” devido às variações individuais.

Nesse mês, devido ao forte calor, o tema é HIDRATAÇÃO.

1- Fontes de água para o organismo:
Aproximadamente 75% do corpo humano é formado por água, que pode ser fornecida de maneira exógena (ingestão de sólidos e líquidos) ou formada de maneira endógena (produto do metabolismo, por exemplo: na quebra da uma molécula de glicose são formadas 6 moléculas de água).

2- Distribuição da água para o organismo:
Todas as células deveriam possuir concentrações adequados de água, por exemplo: disco intervertebral, músculos, articulações, cérebro, coração, rim, fígado, sangue, etc.. Portanto se estas estruturas estão incompletas (pelo déficit de água) a função exercida por elas está prejudicada.

3- Funções da água: (entre outras muitas)
Participa de quase todas as reações químicas no organismo.
Responsável pela eliminação do excesso de calor.
Indispensável na recuperação celular.
Fundamental na eliminação de substâncias tóxicas (álcool, amônia, etc.).
Indispensável no crescimento da criança, etc...

4- Incidência de hipoidratação e desidratação na população:
95%.

5- Sinais de desidratação:
Levando em conta a distribuição e função da água a conclusão é que qualquer órgão pode ser afetado pela desidratação. Os sinais clássicos (cansaço, fadiga, queda de pressão arterial, ressecamento e empastamento da pele, saliva espessa, entre outros) são tardios e geralmente sugestivos de graus avançados de desidratação.
Durante o exercício fique atento a aumento da freqüência cardíaca, queda de rendimento, lesões freqüentes, cansaço progressivo, aumento da temperatura corporal e calafrios, pois podem indicar a falta de água. Mas lembrem que outras patologias podem apresentar os mesmos sinais e sintomas.

6- Como se hidratar (apenas líquidos com baixa concentração: água, refresco, água de coco, mate):
a) Pessoas sedentárias: média de 200 ml de água a cada hora (total entre 2l e 3l de água dia).
b) Exercício de baixa intensidade e longa duração (caminhada leve): 200ml por hora + 300ml 30 minutos antes do exercício + 200 ml a cada 30 minutos durante o exercício + 300ml após o exercício.
c) Exercício de moderada intensidade (caminhada com corrida, tênis, futebol, vôlei): 200 ml por hora + 300ml 30 minutos antes do exercício + 200ml a cada 20 minutos durante o exercício + 300ml após o exercício. Caso a atividade exceda 60min iniciar o uso de isotônicos (ex: gatorade), alternar com água a cada 20min.
d) Exercício de alta intensidade (corrida forte, squash ): 200ml por hora + 300ml 30 minutos antes do exercício + 200ml a cada 20 minutos durante o exercício + 300ml após o exercício. Caso a atividade exceda 40min iniciar o uso de isotônicos (ex: gatorade), alternar com água a cada 20min.
OBS: É de fundamental importância definir qual a intensidade do seu exercício para uma adequada e individualizada reposição hídrica.

7- Conclusão:
A importância da água no nosso organismo é incalculável. Um organismo saudável depende do que cada um faz para si. Mude hábitos! Tenha sempre a mão uma garrafa com água!

Nenhum comentário:

Postar um comentário