COMBATENDO O CÂNCER COM OS ALIMENTOS ANTI-CÂNCER
No Brasil, a incidência de câncer se torna mais evidente à medida que ocorre o envelhecimento da população. Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no país. Na faixa etária acima de 40 anos de idade já é a principal causa de óbitos. A alimentação é considerada um fator de risco modificável. Mudanças na dieta que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e até mesmo ajudar a combatê-lo.
Já sabemos que alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros podem conduzir para reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais os tumores se desenvolvem através de células defeituosas, conhecidas por neoplasias e se desenvolvem pela formação de novos vasos sanguíneos, conhecidos pela angiogênese. A adoção de um padrão alimentar que combata as células tumorais, fortalecendo o sistema imunológico, bem com combatendo a formação de novos vasos que irrigam o tumor. Uma dieta “anti-câncer” poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de cânceres como os de cólon, de reto, de próstata, de mama, entre vários outros. Além disso, adotando uma dieta mais saudável também a pessoa ganhará “de quebra” proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Abaixo os alimentos que, comprovadamente, combatem o câncer:Quadro com resumo dos principais alimentos anticâncer
Alimento Princípio Ativo Função
Chá verde Polifenóis/ Catequinas Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Desintoxicante.
Açafrão da Terra Curcuma Longa (Curcuminóides). Desencadeia a apoptose (suicídio celular) das células cancerosas.Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Interfere na ação dos NF-Kappa B (protetor das células cancerosas contra as defesas do corpo).
Cogumelos ( Shitake) Lentinan e outros polissacarídeos Estímulo do sistema imunológico.
Frutas vermelhas (1) Ácido elágico e outros poderosos antioxidantes. Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Desintoxicação das células.
Temperos (2) Terpenos Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.
Legumes crucíferos (3) SulforafaneGlocosinolatosindole-3-corbinol Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose.Desintoxicação das células.
Alho, cebola, alho-poró e cebolinha Alináceos Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Controle da taxa de açúcar no sangue.
Soja Isoflavonas Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.
(1) Amora, framboesa, morango, Maçã, Romã.(2) Hortelã, tomilho, orégano, manjericão e alecrim.(3) Couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve flor…) e repolhos.Outros: legumes e frutas ricos em carotenóides (Cenoura/mamão), Gengibre, tomate (cozido), cítricos, suco de romã, vinho tinto/Suco de Uva, chocolate meio-amargo(70% cacau),vitamina D(Tomar + Sol ).
Outras dicas importantes: Controle da ingestão de gorduras saturadas e evitar as gorduras do tipo “trans”; contidas em biscoitos e sorvetes.Escolher as gorduras certas, ricas em ácidos graxos ômega-3, encontradas no azeite de oliva e óleo de canola. O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Aumentar o consumo de fibras. Escolher alimentos integrais, aumentar o consumo de frutas e de vegetais, acrescentar fibras e farelos aos preparos de alimentos podem ser pequenas, porém importantes mudanças nos hábitos alimentares.Incluir no mínimo 5 porções de frutas e vegetais ao dia. Há consenso de que o consumo de frutas e vegetais tem papel protetor contra o desenvolvimento de câncer. Isso se deve, em grande parte, aos seus compostos nutritivos, vitaminas e minerais. Reduzir o consumo de carne vermelha.
Abraços e boa saúde.
No Brasil, a incidência de câncer se torna mais evidente à medida que ocorre o envelhecimento da população. Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no país. Na faixa etária acima de 40 anos de idade já é a principal causa de óbitos. A alimentação é considerada um fator de risco modificável. Mudanças na dieta que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e até mesmo ajudar a combatê-lo.
Já sabemos que alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros podem conduzir para reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais os tumores se desenvolvem através de células defeituosas, conhecidas por neoplasias e se desenvolvem pela formação de novos vasos sanguíneos, conhecidos pela angiogênese. A adoção de um padrão alimentar que combata as células tumorais, fortalecendo o sistema imunológico, bem com combatendo a formação de novos vasos que irrigam o tumor.
Uma dieta “anti-câncer” poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de cânceres como os de cólon, de reto, de próstata, de mama, entre vários outros. Além disso, adotando uma dieta mais saudável também a pessoa ganhará “de quebra” proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Abaixo os alimentos que, comprovadamente, combatem o câncer:
Quadro com resumo dos principais alimentos anticâncer
Alimento | Princípio Ativo | Função |
Chá verde | Polifenóis/ Catequinas | Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Desintoxicante. |
Açafrão da Terra | Curcuma Longa (Curcuminóides). | Desencadeia a apoptose (suicídio celular) das células cancerosas.Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Interfere na ação dos NF-Kappa B (protetor das células cancerosas contra as defesas do corpo). |
Cogumelos ( Shitake) | Lentinan e outros polissacarídeos | Estímulo do sistema imunológico. |
Frutas vermelhas (1) | Ácido elágico e outros poderosos antioxidantes. | Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Desintoxicação das células. |
Temperos (2) | Terpenos | Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose. |
Legumes crucíferos (3) | SulforafaneGlocosinolatos indole-3-corbinol | Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos.Reduzem a proliferação de células cancerosas a induzem à apoptose. Desintoxicação das células. |
Alho, cebola, alho-poró e cebolinha | Alináceos | Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Controle da taxa de açúcar no sangue. |
Soja | Isoflavonas | Bloqueia os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. |
(1) Amora, framboesa, morango, Maçã, Romã.
(2) Hortelã, tomilho, orégano, manjericão e alecrim.
(3) Couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve flor…) e repolhos.
Outros: legumes e frutas ricos em carotenóides (Cenoura/mamão), Gengibre, tomate (cozido), cítricos, suco de romã, vinho tinto/Suco de Uva, chocolate meio-amargo(70% cacau),vitamina D(Tomar + Sol ).
Outras dicas importantes:
Controle da ingestão de gorduras saturadas e evitar as gorduras do tipo “trans”; contidas em biscoitos e sorvetes.
Escolher as gorduras certas, ricas em ácidos graxos ômega-3, encontradas no azeite de oliva e óleo de canola. O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão.
Aumentar o consumo de fibras. Escolher alimentos integrais, aumentar o consumo de frutas e de vegetais, acrescentar fibras e farelos aos preparos de alimentos podem ser pequenas, porém importantes mudanças nos hábitos alimentares.
Incluir no mínimo 5 porções de frutas e vegetais ao dia. Há consenso de que o consumo de frutas e vegetais tem papel protetor contra o desenvolvimento de câncer. Isso se deve, em grande parte, aos seus compostos nutritivos, vitaminas e minerais.
Reduzir o consumo de carne vermelha.
Abraços e boa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário