quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CASSIALAMINA


                                                                            

O extrato é um inibidor da digestão de gorduras, promovendo a perda de peso de modo seguro e eficaz ( 1 ). Os frutos de Cassia nomame, uma planta da família das Fabáceas ( Leguminosas ), apresenta cinco compostos dímeros de flavanos ( ou compostos flavonóides ) que demonstram capacidade de inibir a enzima lipase, responsável pela quebra das moléculas de gordura. Sem a lipase as gorduras não são digeridas, e portanto não são absorvidas pelo organismo ( 1, 4 ). Entre os cinco dímeros de flavanos presentes no extrato de Cassia nomame o mais potente inibidor da lipase chama-se 2s-3,4,7-triidroxiflavano catequina. A substância é apresentada sob a forma de um pó marrom escuro com odor característico, que é extraído da parte aérea da planta seca, e é solúvel em água ( 3 ).

PROPRIEDADES:
Em um estudo efetuado em 1997 e publicado na revista Phytochemistry, cientistas da universidade de Okayama no Japão perceberam que extratos da planta Cassia nomame demonstraram um “potente efeito inibitório na lipase”. Um dos constituintes flavonóides oligoméricos foi o que demonstrou a ação inibitória mais poderosa, com aproximadamente 30% ( cerca de um terço ) das moléculas de gordura permanecendo não digeridas nos testes de laboratório ( 1 ). A substância apresenta um mínimo de 8% de fenóis ( 3 ).
Os extratos do fruto de Cassia nomame comportaram-se da mesma maneira que muitas substâncias populares prescritas nestes estudos ( 1 ). Os dados disponíveis sobre a inibição da lipase demonstram que bloquear a absorção de gorduras ajuda as pessoas em dieta a perder peso e mantê-lo, evitando que o peso perdido seja ganho novamente ( 4 ).

BENEFÍCIOS DA INIBIÇÃO DA LIPASE
Redução da pressão sangüínea, níveis de colesterol sérico, ácido úrico e dos níveis sangüíneos de açúcares ( 4 ); Efeito positivo em alguns casos de apnéia do sono ( 4 ); Redução da incidência de casos em que o peso perdido é ganho novamente ( 4 ).

INDICAÇÕES:
Como auxiliar nas dietas para perda de peso ( 1 ); Nas dietas para redução de lípides séricos ( 1 );
Na supressão das aberrações cromossômicas induzidas por clastogenos ( 2 ).

PRECAUÇÕES:
Assim como todos os inibidores da lipase, o extrato de Cassia Nomame pode inibir a absorção de certas vitaminas lipossolúveis como o betacaroteno, as vitaminas A e E, e outras ( 4 ).
Os níveis séricos não foram suficientemente afetados para que isto seja causa de preocupação, mas assim como os outros bloqueadores da lipase ( como o Orlistat ), recomenda-se uma suplementação das mesmas, incluindo a vitamina D.
Os suplementos devem ser ingeridos pelo menos duas horas antes ou após o uso dos inibidores da lipase ( 4 ).

CONCENTRAÇÃO USUAL: 200 a 600mg/dia, divididos em três tomadas, acompanhando as principais refeições. Pode-se ingerir a cápsula 30 minutos antes das refeições ( 5 ).

Dra. Soraia Azzuz.
Nutrição Esportiva e Clínica.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1 USA Nutrasource, Inc. Bringing Nature’s Chemistry to Life: Cassia Nomame (f olheto ).
2 Shinichi Kadowaki, Kazufumi Naitou, Yoshinori Takahara e Koji Yamamoto - The supressing Effect of the Extract From Cassia Nomame on Clastogenicity and Cytotoxicity of Mitomycin C in CHO Cells. Department of Bioengineering, Nagoya University of Technology, 1603-1 Kamitomioka, Nagaoka, Niigata 940-2188, Japan ( received October 11: 2000; Accepted October 27, 2000 ) ( jhs.pharm.or.jp/47( 1 )/47( 1 ) p86.pdf ).
3 USA Nutrasource, Inc. – Product Specification Sheet
4 Rita Elkins M.A., M.H. - Cassia Nomame – Nature’s fat Absorption Blocker. Woodland Publishing,  2000.
5 Fat Intercept & Ultra Chitosan –Safeshopper Wholesale Supplements http://totfit.safeshopper.com/67/897.htm?113




Nenhum comentário:

Postar um comentário