A alimentação, prática da atividade física e o sono são necessidades mais importantes do ser humano. É através dos alimentos que as pessoas recebem a energia necessária para o crescimento e o desenvolvimento do organismo.
Praticar exercício físico é muito importante para qualquer indivíduo, pois esta aprovada cientificamente que o sedentarismo e prejudicial à saúde.
O sono não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas acima de tudo metabólico.
A alimentação saudável é aquela que contêm nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) em quantidade adequada para suprir as necessidades do organismo.
Para que tudo isso ocorra, deve-se consumir diariamente uma variedade de alimentos cujas propriedades forneçam os nutrientes essenciais, na proporção ideal.
Enfatizar a importância da restrição calórica determina o prolongamento do tempo de vida.
As alterações fisiológicas, importantes durante o período de privação calórica, são iniciadas com a
· Redução da concentração de glicose no sangue, ocasionada pela baixa ingestão de energia proveniente da dieta.
· Isto leva a uma diminuição da produção de insulina e haverá uma diminuição do depósito de tecido adiposo.
Essas mudanças metabólicas poderiam promover maior expectativa de vida.
No entanto, não basta reduzir a alimentação sem cuidar da qualidade do que se come.
Para atender a todas as recomendações nutricionais devem-se variar os alimentos diariamente. A quantidade do alimento a ser ingerido varia de indivíduo para indivíduo, pois cada um tem a sua própria necessidade.
As vantagens de praticar exercícios físicos podem ser divididas em dois tipos Imediato e Tardio. Como benefícios imediatos, ou seja, aquele que ocorre logo no primeiro podemos citar.
- Aumento da ação da insulina
- Aumento da captação da glicose pelo músculo
- Captação da glicose no período pós – exercícios
- Diminuição da glicose sanguínea
- Aumento da sensibilidade celular a insulina
Já os benefícios tardios são
· Incremento da função cardio respiratórias
· Incremento da forca e da resistência
· Outros benefícios Aumento da ação da insulina.
Em relação ao sono dormir cerca de 7 a 8 horas por dia (adulto) é o suficiente para que ocorram vários processos metabólicos, pois se for alterados, podem comprometer seriamente a saúde, sendo que é no sono que são produzidos alguns hormônios vitais para o funcionamento de nosso organismo.
Como a leptina, que é capaz de controlar a sensação de saciedade, sendo que o mesmo em menor quantidade no nosso organismo gera maior necessidade de ingerir carboidratos levando a obesidade.
O (GH) hormônio do crescimento sua função no adulto e evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico, ajuda a manter o tônus.
Sendo assim um adulto que não dorme o suficiente terá sonolência durante o dia, irritabilidade, perda de memória, cansaço, dificuldade de atenção.
Ao longo prazo, pode ocorrer diminuição do tônus muscular, falta de vigor físico, envelhecimento precoce, comprometimento no sistema imunológico.
Consulte uma nutricionista que ela saberá como melhor adaptar a sua dieta com suas necessidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário