sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Prébiotico e Próbiotico.



Boa tarde meu queridos pacientes e seguidores, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre a importância e a diferença dos Probióticos e Prébioticos.
Probióticos são organismos vivos capazes de melhorar o equilibrio e função da microbiota intestinal, produzindo efeitos benéficos a saúde do ser humano.
A definição do probiótico consta na RDC 2/02.
Um dos principais efeitos dos probióticos é a estabilizacão da microbiota intestinal, exercida pela atividade antagônica frente aos micro-organismos patogênicos.
Bactéricas probióticas são utilizadas frequentemente na industrialização de produtos lácteos, como iogurtes, queijos, sorvetes,etc.
Vários microorganismos são usados como próbioticos, entre eles bactérias acidos-lácticas, nao ácido lácticas e leveduras.
As bácterias mais conhecidas que exercem funções no organismos são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus Acidofillus.
Esses microorganismos tem a função de ajudar na microbiota intestinal, melhora o sistema imunológico, previne problemas intestinais como a Colite e Sindrome do Intestino Irritável, combate a Azia,melhora a digestão ,impede a proliferação de bactérias nocivas, controle do colesterol, e reduçao de risco de câncer, bem como melhora a absorção dos nutrientes.
Os probióticos tem pouco tempo de duração, por isso, devem ser mantidos refrigerados, como no caso do Kefir (de agua ou leite),Iogurtes, Yakult,etc.
Prébioticos são fibras alimentares, ou seja, são uma classe de compostos de origem vegetal, constituída, principalmente, de polissacarídeos (carboidrato/açúcar) e substâncias associadas que quando ingeridos, não sofrem digestão e absorção no intestino delgado de humanos.  
Essas fibras servem parar a formação de bolo fecal produção de bactérias benéficas, diminuição do tempo do trânsito intestinal, reduz a velocidade de esvaziamento do estômago (saciedade) e diminui a glicose no sangue.
Tipos de prébioticos:
-Frutanos
-Inulina
-Frutooligossacarídeos (FOS)
-Galactooligossacarídeos (GOS)
Exemplos de Frutanos Inullinas e FOS : Alcachofra, Alho,Cebola, Trigo,Banana
Exemplos de GOS : Feijoes, Soja, Ervilha, Grao de Bico, Beterraba.
  
Receita para Desjejum ou lanche da tarde.

200ml kefir de leite
Abacate 3 colheres de sopa
20g aveia
Whey protein 15 gramas
Cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador e beba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário