Pesquisa publicada na revista AGE da American Aging Association mostrou que a dieta mediterrânea associada à suplementação de coenzima Q10 (um antioxidante) diminui os danos oxidativos ao DNA e reduz os processos de oxidação celular em indivíduos idosos e praticantes de exercício físico.
A suplementação com Coenzima Q 10 atuou em sinergia com a dieta mediterrânea na redução da ativação e estabilização da proteína p53 em resposta aos danos ao DNA produzidos pelo estresse oxidativo.
A Coenzima Q 10 é um antioxidante que reduz o estresse oxidativo, e tem papel fundamental na bioenergética mitocondrial. Sendo assim o consumo da dieta mediterrânea + Coenzima Q 10 diminui os danos ao DNA induzida pela dieta.
O consumo da dieta mediterrânica protege o DNA dos danos oxidativos e que essa proteção é reforçada pela suplementação com Coenzima Q 10. Por outro lado, o consumo de dieta rica em gordura saturada induz o aumento do estresse oxidativo. Este modelo pode fornecer fundamentos para terapia adequada de doenças associadas ao aumento do estresse oxidativo, como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e o próprio processo de envelhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário