sexta-feira, 22 de março de 2019



Boa tarde meus queridos seguidores, tudo bem?
Hoje falarei sobre a utilização de Whey Protein no dia a dia, ou  em uma dieta mais especifica.
Também falarei dos tipos de Whey que se encontra no mercado nos dias atuais.
Não falarei por hora sobre Proteínas de origem vegetal e animal, tendo em vista que Whey é feito única e exclusivamente através do soro do leite.
Afinal, o que é o tão conhecido Whey Protein? Por que cada vez mais pessoas que fazem atividade física o tomam como complemento? Quais os benefícios? Tem efeito colateral?
Vejo com certa frequência indagações sobre o uso do Whey Protein, e resolvi trazer mais informações para todos sobre o assunto.
Whey Protein é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, possui em sua composição todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas, principalmente os aminoácidos de cadeia ramificada. Ela é feita a partir do soro do leite bovino, em especifico, é retirado da porção aquosa da preparação de produtos lácteos, o queijo. Durante décadas essa parte aquosa era descartada pelas indústrias alimentícias. Em torno da década de 70, começaram a estudar sobre essa parque aquosa, se era possível fazer algo com ela, ao invés de descarta-la.
Temos 4 tipos de Whey Protein no mercado, sendo eles: Whey Protein Concentrado(WPC), Whey Protein Isolado(WPI), Whey Protein Hidrolisado(WPH), e um blend composto com os três tipos de Wheys, chamado Whey 3W.
Qual a diferença? Qual eu compro? Por que o preço varia tanto?
Vamos ao que interessa, para fazerem a compra certa.
Whey Protein Concentrado(WPC) – é um produto processado através de ultra filtração e tem em media de 25 a 80% de proteína, porem por ter menos proteína em sua composição, ela também tem mais carboidrato e gordura. Essa proteína é absorvida mais lentamente pelo nosso corpo. Então, quem é atleta de alta performance ou por algum motivo ou dieta é recomendado a este, uma proteína de rápida absorção, o WPC não é a escolha certa.
Whey Protein Isolado(WPI) – produto processado e obtido através da troca iônica de filtração, tendo em sua composição pelo menos 90% de proteína. Esse método iônico é feito através de reagentes químicos, fazendo a separação das partículas de proteína. Hoje em dia, há um processo de filtração mais moderno para a produção do WPI, de forma mecânica e de baixa temperatura, não alterando ou separando a estrutura da proteína. O WPI tem uma absorção bem mais rápida que o WPC, bem como, baixíssimo teor de carboidratos e gorduras.
Whey Protein Hidrolisado(WPH) – já neste o processo é feito através da quebra da estrutura da proteína, fazendo assim, com que virem pequenas partículas, chamadas de peptídeos. Como esse processo faz a proteína ´´virar´´ peptídeos, sua absorção é muito mais rápida, sendo ideal para pessoas que precisam de reposição rápida de níveis de proteína para a reconstrução muscular, muito tomado atletas de alta performance como fisiculturistas por exemplo.
Whey Protein 3 W(Blend/WP3W) – Esse tipo de Whey é um composto dos 3 tipos de Wheys citados acima e/ou ainda adicionado Albumina e/ou Caseína ( Farei uma postagem posteriormente sobre outras proteínas). O uso desse tipo de blend é muito comum no período noturno, mais especificamente antes de dormir, por ser um blend, o efeito é de time release ,ou seja, liberação/absorção gradual de proteínas e aminoácidos, evitando assim, o catabolismo, afinal, não deixamos de gastar energia pelo fato de estar dormindo, todas as funções vitais fisiológicas e neurologicas, bem como a liberação hormonal e processos metabólicos. Ou seja, o nosso corpo nunca para de trabalhar, e para ele trabalhar, é preciso  ter energia.
Além das características de cada tipo de Whey Protein aqui mencionados, vale destacar que, há estudos que dizem que essa proteína do soro tem agentes antimicrobianos, regula a imunidade, aumenta a síntese proteica muscular, tem alto teor de Calcio, peptídeos bioativos, efeito hipotensivo, antioxidante, efeito hipocolesteloremico, contendo macros e micronutrientes, melhora o trato digestivo, efeitos sobre o desempenho físico, ganho de massa muscular e perda de gordura.
Em relação a diferença de preços é exatamente por conta da técnica usada para a produção da proteína, em si, a WPC e WP3W são as mais baratas, e a WPI e WPH respectivamente as mais caras, sendo elas importadas ou não.
Para quem está focado na definição muscular, é bom sempre conferir o nível de sódio do Whey que vai tomar, pois varia bastante.
Para quem é alérgico ou intolerante a Lactose, existem marcas de Whey, que em sua composição contem a enzima Lactase.
Já em relação a efeito colateral, depende muito de organismo para organismo, e da sua dieta, pois, se você tem uma dieta rica em proteínas, e ainda toma Whey, ou outros tipos de complementos alimentares fonte de proteína, pode haver uma sobrecarga renal e/ou hepática, inchasso, acne e aumento de peso.

#wheyprotein #whey #proteina #anticatabolismo #ptn #soraiaazzuz #nutrisoraiaazzuz #wpc #wpi #wph #blend #forca #massa #definicao #calcio #metabolismo #anabolismo #construcao
#dicadanutri #energia #academia #dieta #treino #foco #meta #atletas #fisiculturismo #nutricionistasoraiaazzuz #nutricionando


Nenhum comentário:

Postar um comentário