quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obesidade e dieta podem ser fatores de risco para linfoma não-Hodgkin


O peso corporal e os hábitos alimentares parecem estar relacionados ao risco de desenvolver linfoma não-Hodgkin, mostra um estudo da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.
"As causas da doença não são bem conhecidas e, infelizmente, não conhecemos muito bem meios específicos de prevenir ou reduzir o risco", diz Kimberly Bertrand, uma das autoras.
Em estudos anteriores foram encontradas associações positivas entre linfoma não-Hodgkin e a ingestão de gordura trans. Para ampliar a descoberta, os autores avaliaram a relação entre obesidade e o consumo de certos tipos de gordura, frutas e vegetais e o risco para a doença.
Os cientistas analisaram dados de questionários de quase 50 mil homens acompanhados ao longo de 22 anos e de quase 100 mil mulheres avaliadas durante 28 anos.
A análise sugere que a obesidade entre os 18 e 21 anos aumenta o risco de a doença aparecer mais tarde. "Homens obesos (com IMC superior a 30 tiveram um risco 64% mais alto da doença, em relação aos magros. Nas mulheres, o índice foi 19% maior.
Em relação à dieta, mulheres que consumiam pelo menos quatro porções de vegetais por dia tinham um risco 16% menor de ter a doença do que aquelas que comiam menos de duas porções.
"Os resultados do estudo, se forem confirmados por outras pesquisas, sugerem que o peso corporal e hábitos alimentares podem ser fatores de risco modificáveis para linfoma não-Hodgkin".

Nutrição pós-treino: o que faz a diferença?


A nutrição no pós-treino tem grande relevância na recuperação muscular.
Estudos demonstram que o período entre 30 e 60 minutos após o término do treino
é o momento ideal para a reposição de proteínas e carboidratos. A ingestão de carboidratos tem como principais funções a reposição do glicogênio muscular e a preservação da massa magra - que pode ser usada como fonte de energia, caso não haja reposição adequada de carboidratos.
As proteínas consumidas após o exercício fornecem aminoácidos para a síntese e o reparo do tecido muscular. Estudos mostram que a síntese de proteínas musculares é estimulada após o exercício, mas, para que isso ocorra, o consumo desse nutriente deve ser adequado.
Indivíduos fisicamente ativos e atletas devem consumir, após o exercício, alimentos que forneçam um mix de carboidratos e proteínas  no período máximo de duas horas após o término do exercício físico.

Comer 30 gramas por dia de frutas oleaginosas ajuda a perder peso


Amêndoas, castanhas e avelãs são excelentes para reduzir fatores da síndrome metabólica
A síndrome metabólica, associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados à gordura abdominal e à resistência à insulina, pode ser controlada com a ingestão de frutas oleaginosas.

Ou seja, comer nozes, amêndoas, castanhas e avelãs é excelente para quem quer perder peso. Um estudo espanhol publicado no "Archives of Internal Medicine" constatou durante um ano que voluntários que consumiram uma dieta mediterrânea suplementada com 30 gramas por dia dessas oleaginosas, tiveram uma redução na prevalência dos fatores da síndrome metabólica em 13, 7%.

Os que tiveram acrescidos um litro de azeite por semana a sua dieta obtiveram uma redução de apenas 6,7%. O melhor resultado das frutas secas sobre o azeite pode ser explicado. As nozes são ricas em substâncias com propriedades antiinflamatórias (magnésio, fibra, arginina) e antioxidantes, que trariam efeitos benéficos.

Outro detalhe interessante: as nozes também são ricas em triptofano que fabrica a serotonina, que ajuda na sensação de saciedade. Consumir essas frutas oleaginosas contribui à ingestão de outros alimentos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Alimentos que Hidratam.

Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa. Quando o clima esquenta, o desafio é maior: água, sucos naturais e outros refrescos precisam ficar por perto o dia inteiro, evitando as crises de desidaratação. Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contêm água na composição.

É importante ressaltar que o consumo desses alimentos não elimina o consumo de água pois,  sem o líquido, vários sistemas vitais são comprometidos, desde o controle da temperatura corporal até a circulação sanguínea".
Ai vai as frutas que contém mais de 80 % de água.

Melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi e beber água muita água pelo menos 12 copos de (200 ml). 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUCOS DESINTOXICANTES.


·          Agem limpando nosso organismo, desintoxicantes purificam o sistema digestivo por meio da eliminação de substâncias indesejáveis (toxinas) adquiridas através de uma alimentação inadequada".

Melancia com aipo, para efeito diurético;
Uva rosada com maçãs verdes, para retardar o envelhecimento e firmar a pele; Cenoura com maçã, melão, gengibre e salsa, para estimular o sistema imunológico e ainda agir com efeitos antiinflamatórios.

Fazem muito bem e são uma delícia.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Água.

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório e também manutenção da beleza e da saúde como um todo.

1 – Auxilia no emagrecimento

Os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido. Aquela sensação de estômago 'vazio" pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

2- Melhora o funcionamento do intestino

Para garantir o bom funcionamento intestinal, além da ingestão de fibras, o consumo de líquidos é fundamental, pois ajuda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo. O consumo de fibras desacompanhado da ingestão de líquidos pode ter efeito contrário, levando a constipação e formação de gases que geram cólicas e desconforto.

3- Melhora a pele

Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas através das fezes, urina e suor, o que deixa a pele mais bonita.

4- Atua no transporte e absorção de nutrientes

A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo, sem ela o sangue fica mais denso e, conseqüentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis, de maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, por isso precisam ser consumidas regularmente e a ingestão correta de água será fundamental para a sua absorção.

5 – Atua na saúde Ocular

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis a desidratação, o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. Ao manter o organismo hidratado prevenimos lesões oculares.

6- Melhora o funcionamento renal

Quando consumimos a quantidade adequada de líquidos tornamos a urina menos concentrada e facilitamos a excreção de substâncias que não são mais necessárias em nosso organismo. Isto evita a instalação de infecções urinárias e a formação de cálculos.

Vale destacar!!!

O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência.

Dicas para aumentar o consumo de líquidos:

- A água não possui calorias e é fonte de minerais. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. Uma boa dica para não esquecer de beber água é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia.

- Os chás também são ótimas opções para garantir a hidratação, entre as infusões mais apreciadas destacam-se:camomila, erva cidereira, erva doce, hortelã e menta. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.

- Os sucos de frutas são ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar.